Skip to content
Menu
  • Página Inicial
  • Sobre o evento
  • Inscrições | Área dos Inscritos
  • Estadia
  • Realização
  • Contato
Menu

Chamada para monitoras e monitores voluntárias/os

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA

Chamada de monitoras e monitores voluntárias/os para apoio à organização do

11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade – Belém/PA

SOBRE O CONGRESSO

A Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará o 11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade no período de 17 a 19 de setembro de 2025. Trata-se de um importante evento vinculado à Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR), que está sendo organizado por meio de uma parceria entre a UFPA, o Instituto Federal do Pará (IFPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi. O simpósio reunirá estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es de todo o país, bem como de países vizinhos e conta com mais de 500 pessoas inscritas.

Assim, a organização do 11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade convida as/os discentes da UFPA e IFPA para contribuírem de forma voluntária na organização e supervisão das atividades.

O período para o preenchimento do formulário pelas/os interessadas/os é de 28 de julho a 06 de agosto de 2025. A relação das/os selecionadas/os será enviada por e-mail. As mensagens eletrônicas serão a principal forma de comunicação inicial entre a comissão organizadora e as/os monitoras/es.

Link para formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvUSLI0oM0dfrYvujUL3B8G7YVbUEAGt-IujJTWqeFdgWGag/viewform?usp=preview

A MONITORIA

A monitoria se dará de forma voluntária. As/os estudantes que participarem receberão, ao final das atividades, um certificado de monitoria voluntária correspondente ao período de sua atuação.

A/o interessada/o pela monitoria poderá optar em atuar nas atividades de organização do simpósio nos seguintes momentos: a) durante o período de organização do evento (de agosto até setembro); b) durante os dias do evento (de 17 a19 de setembro de 2025); ec)nos dois momentos do evento (na organização e na semana da realização do simpósio);

Em contrapartida, a organização disponibilizará para a/o voluntária/o, além do certificado de participação: a) auxílio diário de R$ 20,00 para o transporte; b) almoço diário (marmitex) em restaurante da UFPA nos dias do simpósio; c) lanche durante as atividades em que atuarão no evento.

A seleção considerará critérios como ordem de inscrição, disponibilidade nos turnos propostos e distribuição proporcional entre cursos e instituições.

Para participar das atividades, a/o estudante selecionada/o deverá comparecer à reunião inicial de instruções gerais e distribuição de tarefas.

O cronograma de atividades com as respectivas datas será divulgado após a seleção.

Atividades a serem realizadas:

As atividades previstas para as equipes de voluntárias/os na organização consistem no apoio às seguintes frentes de trabalho da organização:

1) Infraestrutura; 2) Comunicação; 3) Credenciamento; 4) Grupos Temáticos; 5) Mesas redondas; 6) Minicursos; 7) Oficinas; 8) Fóruns; 9) Aglomerados; 10) Conversas com autoras/autores; 11) Conferências; 12) Lançamento de livros.

Plano de atividades

  1. Organizar os kits que serão entregues às/aos participantes do evento;
  2. Atuar no credenciamento do evento e na disponibilização dos kits às/aos participantes;
  3. Apoiar a organização na preparação das salas e auditórios que serão utilizados para a realização de: GT´s, Oficinas, Fóruns, Mesas Redondas, Minicursos, Aglomerados, Conversas com autoras/es, Lançamentos de livros etc.
  4. Auxiliar as/os participantes com informações sobre localização das atividades e suas respectivas salas, de acordo com a programação do evento;
  5. Acompanhar as diferentes atividades que ocorrerão no simpósio (GT´s, Conferências, Fóruns, Mesas Redondas, Encontros com autoras/es, Lançamentos de livros etc.), oferecendo suporte e comunicando as/os responsáveis pela organização em caso de eventuais problemas com equipamentos tecnológicos (datashows, som etc.), falta de água e outros materiais;
  6. Auxiliar na organização de chegada e retorno das/os participantes para seus respectivos hotéis;
  7. Outras demandas que surgirem no âmbito da organização e realização do evento;

Belém, 28 de julho de 2025

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail esocite2025.secretaria@gmail.com

Comissão Organizadora do 11º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade

  • Inscrições | Área dos Inscritos
  • Cronograma

Programação

  • Programação Geral
  • Grupos Temáticos
  • Mesas-redondas
  • Minicursos
  • Oficinas
  • Fóruns
  • Aglomerados
  • Conversas com autoras/autores
  • Painéis CTS
  • Trabalhos em GTs
  • Chamada para monitoras e monitores voluntárias/os
© 2025 | Powered by Minimalist Blog WordPress Theme