Critérios para inscrição de Painéis CTS
A proposta de Painel CTS deverá ser encaminhada por no máximo dois/duas professores/as/pesquisadores/as, doutores/as, associados da ESOCITE.BR e que não sejam da mesma instituição.
Deve ser apresentada em um texto de no máximo 2400 caracteres (sem espaço entre parágrafos) descrevendo os objetivos do Painel e será apreciada e aprovada pela Comissão Científica do Simpósio.
Uma vez aprovado o Painel haverá um período de inscrição de trabalhos aos participantes do Simpósio conforme cronograma.
A proposta é realizar um painel plenário composto por até 24 porta-vozes de grupos que se vejam como habitantes do campo dos estudos de ciências-tecnologias-sociedades (estudos CTS), em suas amplas e múltiplas dimensões.
Sobre a configuração inicial
A proposta de realização dos Painéis CTS é facilitar a visibilidade das presenças e dos interesses de pesquisa no campo CTS em todo o território brasileiro, privilegiando a heterogeneidade e a identificação de um número máximo de grupos. Considerando o potencial desenvolvimento do campo, a sugestão é que cada participante do Painel – porta-voz de um grupo de pesquisa – terá três minutos (este tempo, rigorosamente determinado, poderá depender do número de porta-vozes) para sua exposição. Serão aceitas inscrições de porta-vozes de grupos de pesquisa formais (registradas no CNPq) e informais. Por grupo de pesquisa, entende-se um mínimo de 3 pesquisadores/as reunidos em torno de um problema.
É importante que o nome do porta-voz seja subscrito pelo grupo na sua indicação, contendo o nome completo de todos os membros do grupo (porta-voz inclusive), com sua filiação institucional, grau de instrução (segundo grau, graduação, mestrado, doutorado), e ainda uma apresentação de até 250 palavras dos propósitos do grupo que será apreciada e aprovada pela Comissão Científica do Simpósio.
Inscrições: de 3 de abril a 7 de maio de 2025