Esta oficina, o MOSTREI LAB, é concebida como um encontro imersivo e prático que visa a finalização conjunta de um “objeto” pedagógico replicável. O objetivo central é capacitar professores, pesquisadores e gestores na aplicação de uma modelagem sistêmica para o desenvolvimento de soluções inovadoras, integrando o Design Thinking, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e a perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O produto final será um protótipo de uma proposta de projeto educacional, detalhando como essa modelagem pode ser replicada e adaptada em diversas instituições, como escolas técnicas, incubadoras, empresas e ecossistemas de inovação.
Na “Sociedade de Risco” (Beck; Giddens), a educação desempenha um papel crucial na formação de cidadãos e profissionais capazes de analisar criticamente e intervir nas complexidades contemporâneas, como crises socioambientais e impactos tecnológicos. A Agenda 2030 da ONU, com seus 17 ODS, oferece um quadro diagnóstico essencial para identificar e endereçar essas problemáticas. A oficina aprofundará como essa intersecção se traduz em práxis pedagógicas.
Partindo da experiência da Mostra de Empreendedorismo e Inovação da Etec de Ibaté (MOSTREI), que mobiliza estudantes no desenvolvimento de projetos que buscam soluções para problemas reais, os participantes vivenciarão um processo estruturado de modelagem. Este processo, fundamentado no Design Thinking (empatia, definição, ideação, prototipagem e teste), será trabalhado com foco na replicabilidade, permitindo que os participantes desenvolvam expertise para implementar iniciativas similares em seus próprios contextos:
Imersão e Empatia na Problemática dos ODS: Compreensão aprofundada de problemáticas locais e globais relevantes para o ensino técnico e o desenvolvimento sustentável, diretamente indexadas aos ODS. Os participantes selecionarão um ODS e o afunilarão para uma realidade específica, identificando suas manifestações na “Sociedade de Risco” e seus impactos multidimensionais (social, cultural, psicológica, ambiental, territorial, econômica e política). A definição do problema será rigorosamente ancorada em um ou mais dos 17 ODS, por exemplo:
ODS 1 (Erradicação da Pobreza) / ODS 10 (Redução das Desigualdades): Como desenvolver projetos educacionais no ensino técnico que promovam a inclusão socioeconômica e a geração de renda para comunidades vulneráveis, mitigando a desigualdade na “Sociedade de Risco”?
ODS 4 (Educação de Qualidade): Como reestruturar currículos e práticas pedagógicas no ensino técnico para desenvolver o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes frente aos desafios impostos pela “Sociedade de Risco” e pela rápida evolução tecnológica?
ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) / ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): Como conceber projetos no ensino técnico que estimulem a inovação responsável e a produção/consumo sustentável, considerando os riscos associados ao desenvolvimento tecnológico desenfreado e à “hipermodernidade”?
Para otimizar a formação das equipes e a compreensão das dinâmicas interpessoais na resolução de problemas, os participantes serão incentivados a utilizar o Teste GIRA (Guardião, Idealista, Racional e Artesão), que auxilia na identificação de perfis de personalidade e habilidades. Isso promoverá a formação de equipes multidisciplinares e a exploração de diferentes perspectivas na busca por soluções, refletindo a colaboração empregada na MOSTREI.
Ideação e Prototipagem Replicável: Geração de ideias e materialização de um protótipo inicial do “objeto” pedagógico ou de incubação. O protótipo será desenvolvido para ser um modelo transferível, detalhando metodologias ativas (como Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos, amplamente utilizada na MOSTREI ) e como a perspectiva CTS (desmistificando a neutralidade da ciência e tecnologia e seus impactos ambivalentes ) será integrada, com foco na formação para a cidadania crítica.
Teste e Disseminação do Modelo: Os protótipos serão apresentados e submetidos a um ciclo de feedback, com discussão sobre a aplicabilidade em diferentes instituições (escolas, incubadoras e empresas). Será enfatizada a criação de estratégias para a difusão científica acessível do conhecimento gerado, inspirada na comunicação dos projetos da MOSTREI, promovendo a alfabetização científica e tecnológica crítica e fortalecendo a cidadania informada e responsável.
Esta oficina é um convite para que os participantes, com base na experiência da MOSTREI, tornem-se multiplicadores de uma práxis educacional inovadora, capaz de modelar e replicar soluções sustentáveis que respondam aos desafios da “Sociedade de Risco”, impulsionando o desenvolvimento em seus respectivos ecossistemas de atuação.
Plínio Gabriel João | Centro Paula Souza – Etec de Ibaté |
- Data: 17/09/2025, 18/09/2025 e 19/09/2025
- Horário: 8h00 – 9h30
- Local: Mirante do Rio – sala 207 (2o andar)