Compartilhamos neste livro múltiplos caminhos metodológicos, abordando temas como feminismos, corporalidades, biografias, culturas científicas, tecnologias e divulgação científica. Esta coletânea se origina de diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas, principalmente, nos Programas de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, e do Doutorado em Ciências Sociais da Unicamp. Reunimos esforços para sintetizar e apresentar as estratégias metodológicas e dilemas de pesquisa dessas pesquisadoras/es em formação, tendo em vista temáticas ligadas aos estudos sociais de ciência e tecnologia, com enfoque principal sobre os campos da comunicação e da antropologia.
Propomos caminhos possíveis, mostrando a partir de experiências interdisciplinares no campo CTS que estar junto e inventar novas estratégias pode ser uma forma positiva de concluir pesquisas, mesmo em um contexto de grande pressão produtivista e política, de um esgotamento criativo e futuros incertos.
A coletânea enfrenta uma das questões mais desafiadoras para o campo, que é produzir pesquisas em programas de pós-graduação interdisciplinares. São pesquisas marcadas pelas discussões com os estudos sociais de ciências e tecnologias em suas matrizes antropológicas, feministas e críticas. Os capítulos apresentados propõem uma escrita politicamente situada e ancorada em experiências humanas e mais-que-humanas, abertas à criatividade e inovação na forma e no conteúdo, construídas a partir de várias multimodalidades. Esperamos que a obra, que recebeu o selo Esocite-BR, possa contribuir para pensar novos modos de fazer e contar nos labirintos da pesquisa do campo CTS.
- Data: 18/09/2025
- Horário: 11h00 – 12h00
- Local: Mirante do Rio
Daniela Tonelli Manica | Labjor / UNICAMP |
Clarissa Reche Nunes da Costa | UNICAMP |
Fernando Monteiro Camargo | Labjor / UNICAMP |