A presente coletânea apresenta os resultados alcançados por pesquisas sobre violência de gênero nas redes sociais, realizadas no Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC), que está vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Cultura, Educação e Política (GICEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)/Campus Belém.
A pesquisa deste tema inicia com o projeto “A machosfera e a disseminação de ódio às mulheres nas redes sociais”, em que se verificou a necessidade de incorporar a categoria misoginia à análise, pois se refere a uma percepção sexista e de desprezo às mulheres e ao feminino, observada, no caso dos estudos aqui presentes, nas redes sociais. São indivíduos isolados ou grupos, considerados masculinistas, os principais responsáveis por compartilhar notícias de ódio contra as mulheres, o que precisa ser também entendido em consonância às ideologias religiosas e de políticas conservadoras do mundo contemporâneo.
A partir do referido projeto, dialogamos com outros projetos do NUPEC, que não tinham a mesma temática como objetivo principal, mas que o ódio contra as mulheres apareceu de forma tangencial, sendo refletido aqui. Tendo em vista que a internet possui a capacidade de aproximar usuários com interesses comuns e, entre estes, estão a violência e a troca de mensagens odiosas contra as minorias sociais, nosso objetivo principal é refletir sobre as formas pelas quais as identificamos nas redes sociais, e, com isso, enfraquecer os nós da misoginia e do discurso de ódio contra as mulheres no ambiente on line.
- Data: 18/09/2025
- Horário: 11h00 – 12h00
- Local: Mirante do Rio
Breno Rodrigo de Oliveira Alencar | IFPA |
Kirla Korina Anderson Ferreira | IFPA |