A maioria das Diretrizes Curriculares Nacionais, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação, determinam que o perfil dos egressos de cursos de graduação deve ser generalista, humanista, crítico e reflexivo, com formação pautada em princípios éticos. Nesse cenário, os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) surgem como um instrumento valioso para uma formação ampla e interdisciplinar, que aproxima contribuições das Ciências Humanas a formações em áreas como Engenharia, Ciências Exatas e Naturais. Integrar os Estudos CTS nesses cursos, no entanto, representa um desafio, já que essas áreas frequentemente têm foco estritamente técnico e metodológico, o que pode dificultar a abordagem de temas relacionados às implicações sociais, éticas e ambientais das inovações tecnocientíficas. Para superar essa dificuldade, é necessário adaptar os currículos e as práticas pedagógicas, promovendo uma visão mais holística das profissões e saberes envolvidos, sem comprometer a capacitação técnica necessária. Esta mesa tem como objetivo criar um espaço de troca de experiências sobre a implementação de atividades de ensino CTS em cursos de Engenharia, Ciências Exatas e Naturais. Serão discutidos os desafios e as potencialidades dessa integração, com o intuito de fomentar uma formação mais ética e responsável, capaz de preparar os profissionais para a tomada de decisão no exercício da cidadania, com uma atuação consciente e alinhada com os princípios do bem-estar coletivo.
Nilda Nazaré Pereira Oliveira (Coordenadora) | ITA |
Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida (Expositora) | UFPA |
Paulo de Freitas Castro Fonseca (Expositor) | UFBA |
Marko Monteiro (Debatedor) | UNICAMP |