Resumo:
Compreendendo que o enfrentamento às políticas de dominação em nossos cotidianos de ensino, pesquisa e extensão é urgente, convidamos para esta GT todas/os/es com interesse em discutir e compartilhar práticas de enfrentamento aos processos de violência decorrentes dos poderes hegemônicos, fundamentalmente raça, gênero e classe social, a partir dos debates de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Partindo de autoras como bell hooks (2019), que apresenta e discute lógicas de diferentes violências que experienciamos e pensando no perigo das histórias únicas (Adichie, 2017), propomos o necessário enfrentamento aos apagamentos e silenciamentos que a academia hegemônica produz e sustenta, especialmente nos temas de raça e gênero. Nosso convite se sustenta na busca por um exercício contra-hegemônico de compartilhamento de histórias e saberes, desde a experiência de trabalho e/ou de pesquisa, entendendo que as mesmas (vida e pesquisa) não se separam (Battistelli; Rodrigues, 2021). Nesse caminho, abre-se a possibilidade da partilha de experiências realizadas no enfrentamento ao racismo e sexismo, relacionados ao debate CTS. Assim, convidamos pesquisadoras/es a apresentar seus relatos de pesquisa e trabalho que proponham o enfrentamento ao racismo, à supremacia branca e à desigualdade de gênero relacionando-as ao debate CTS. Com especial interesse em trabalhos que abordem:
– Branquitude Hegemônica e caminhos para seu enfrentamento no debate CTS
– Educação para as Relações Étnico Raciais e sua relação com tecnologias de exclusão
– Raça, tecnologia e ciência
– Interseccionalidades e tecnologias
– Gênero e tecnologia
– Perspectivas decoloniais e tecnologia
Coordenadoras: Andrea Maila Voss Kominek (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Andressa Ignacio da Silva (UNINTER)
Inscreva seu trabalho neste GT em https://www.11esocite.eventos.dype.com.br