Resumo:
Este Grupo Temático, em sua 5ª edição, se propõe a reunir professores, pesquisadores e estudantes interessados em debater as interfaces entre Ciência, Tecnologia e a Educação, em um espaço de reflexão interdisciplinar sobre investigações que busquem articulações entre as áreas numa perspectiva de promoção da Educação Científica, considerando os diferentes contextos nos quais estamos inseridos. No campo da Educação em Ciências, discute-se a relevância das contribuições da Ciência, da Tecnologia e da História das Ciências e da Tecnologia para a Educação Científica, considerando que os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais, ambientais e multiculturais estão intimamente ligados e, por isso, a interdisciplinaridade é fundamental no contexto educacional para formar cidadãos capazes de compreender os avanços tecnológicos e científicos de forma crítica, estabelecendo relações da construção do pensamento científico com sua natureza social, política e ambiental. Este espaço prevê o compartilhamento, a socialização e a reflexão acerca de experiências que se estruturaram a partir de temas como: reflexão acerca da Natureza da Ciência; uso da tecnologia na educação como recurso potencializador da Educação Científica; desenvolvimento da autonomia e protagonismo infanto/juvenil a partir do uso da Tecnologia no ensino; história dos artefatos tecnológicos como disparador para o trabalho com a História das Ciências; perspectiva sócio-histórica da tecnologia na educação; perspectivas social e cultural da História das Ciências; contribuições da Histórias das Ciências e da Tecnologia nas diversas modalidades e níveis de ensino; perspectivas decoloniais e a valorização dos saberes das diferentes culturas; trabalho com jogos nas aulas de Ciências como elemento de reflexão; uso de diferentes estratégias de ensino para favorecer e potencializar o posicionamento dos alunos; entre outros que apresentem interface com a educação. Assim, este Grupo Temático está interessado em pesquisas que versem sobre os temas citados e outros que estejam relacionados, propondo-se a discutir sua importância na Educação Científica.
Coordenadores: Sonia Brzozowski (UFABC), Suseli de Paula Vissicaro (UFABC), Alan Dantas dos Santos Felisberto (USP)
Inscreva seu trabalho neste GT em https://www.11esocite.eventos.dype.com.br