Conferência de abertura
- Data: 17/09/2025
- Horário: 11h00
- Local: Auditório Benedito Nunes
A Amazônia entre fraturas, resistências e possibilidades de pensar o futuro
Edna Castro

Fotografia: Alexandre de Moraes
Edna Castro é Professora Emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), junto aos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e em Sociologia e Antropologia. Graduada em Ciências Sociais pela UFPA, é mestre e doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (1978-1983).
Desde outubro de 2023, é Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia. Ao longo da carreira, foi Professora Visitante na Universidade de Québec à Montreal (1996/97), na Universidade de Brasília (2004/2005) e na Université Le Havre, França (2010). Exerceu também importantes funções em associações científicas: foi Presidente da ANPUR (2007-2009), Diretora da SBPC (2011-2015), Diretora da ANPOCS em três mandatos e Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (2009-2011).
Na UFPA, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento do Trópico Úmido (1994-1996) e foi Diretora Geral do NAEA (1997-2000; 2005-2009). Sua trajetória acadêmica é marcada pela perspectiva crítica e interdisciplinar, com ênfase em sociologia do desenvolvimento e do meio ambiente, trabalho, cidades, pensamento latino-americano e Amazônia.
Conferência de Encerramento
- Data: 19/09/2025 |
- Horário: 10h00
- Local: Hall do Espaço Mirante do Rio
por um radical recentramento do mundo
Eliane Brum

Fotografia: Soll/Sumaúma
Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Uma das repórteres mais premiadas da história do Brasil, recebeu, em 2021, o Prêmio Maria Moors Cabot, da Columbia University, pelo conjunto de sua obra. Em 2025, foi escolhida Pensadora do Ano pela Prospect Magazine, reconhecimento internacional pelo impacto de suas ideias e contribuições para o debate global.
É idealizadora, fundadora e diretora da plataforma trilíngue SUMAÚMA – Jornalismo do Centro do Mundo (sumauma.com), baseada na Amazônia, além de colunista da seção internacional do jornal espanhol El País.
Autora de nove livros, entre eles Brasil, construtor de ruínas: um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro (Arquipélago, 2019) e Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia centro do mundo (Companhia das Letras, 2021). Em inglês, publicou One Two (Amazon Crossing), The Collector of Leftover Souls (Graywolf/EUA e Granta/Reino Unido) e Banzeiro òkòtó: The Amazon as Center of the World (Graywolf/EUA e Indigo/Reino Unido). Suas obras também foram traduzidas para o francês, italiano, espanhol, polonês, alemão, mandarim e búlgaro.
Como documentarista, é diretora ou codiretora de quatro filmes: Uma História Severina, Gretchen Filme Estrada, Eu+1: uma jornada de saúde mental na Amazônia e Laerte-se.
Vive em Altamira, no Médio Xingu, Amazônia.