Em tempos de emergência climática global e da nossa busca desesperada por respostas contra o fim do mundo, a ciência e a tecnologia podem funcionar como instrumentos capazes de provocar transformações em nossa forma de agir. Mudar nossa ação é urgente considerando que o planeta sofre rápidas transformações em função do aquecimento global e da intensificação do efeito estufa na atmosfera. A urgência climática é ambiental, social, política, epistêmica. Acreditamos que se não houver uma rápida intervenção em todos esses setores da sociedade, teremos consequências climáticas ainda mais avassaladoras. Dessa forma, o que fazemos hoje, pode redefinir o amanhã.
Esta oficina pretende provocar reflexão e ação no sentido de fortalecer as relações entre as ciências, as tecnologias e os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais que as atravessam. Inspiradas pela perspectiva de que é necessário pensar globalmente e agir localmente, suas proponentes desejam construir coletivamente um grande painel/colcha de retalhos capaz de refletir ações imediatas para conter a destruição do planeta. Durante a realização da oficina serão impulsionadas discussões acerca do importantíssimo papel das pesquisas realizadas, especialmente as que estão fora do eixo de produção científica, para promover um desenvolvimento científico e tecnológico comprometido com a urgência das questões ambientais.
A hipótese aqui é a de que conhecer os lugares, os povos e os ambientes mais impactados pela crise climática e reconhecer nesses mesmos ambientes elementos fortes de contenção pode ajudar a conscientizar e provocar ações transformadoras. Destacamos que esses elementos ou instrumentos estão diretamente relacionados a forma de conhecimento, ciência e tecnologia atravessados por uma organização social potente na busca por soluções e nas ações cotidianas que podem conduzir à transformação.
Para a construção do grande painel/colcha de retalhos, cada participante da oficina deverá trazer um objeto da ciência e da tecnologia que considere relevante para uma ação contundente de combate à destruição e à morte. Importante informar que este objeto (que pode ser também a imagem do objeto, tomada por foto, desenho, arte, bordado, roupa e outra expressão) será apensado à nossa peça final. Também solicitamos que tragam linhas, agulhas, colas, tintas, pedrarias, laços, botões, tecidos e tudo o mais que julgarem importantes para construir conjuntamente nosso painel/colcha de retalhos.
Ao final da oficina esperamos ter completado a construção de uma peça que deverá ser exposta ainda durante o evento e que possa conduzir a reflexões sobre o que podemos fazer para garantir sustentabilidade e equidade em termos de ciência, tecnologia e sociedades. Concretamente, esta oficina reúne um grupo de pessoas preocupadas com a crise climática e dispostas a uma ação urgente que provoque transformações significativas em diversos setores, desde a mudança de hábitos e comportamentos até a transformação do uso de recursos naturais e de métodos de produção. Tudo isso estará expresso em nossa peça final que tem a grande missão de conter as consequências climáticas.
Luciene de Oliveira Dias | UFG |
- Data: 17/09/2025
- Horário: 8h00 – 9h30
- Local: Mirante do Rio