Justificativa
Diferentes pesquisadores e publicações diversas apontam para a importância da utilização de reflexões sobre História das Ciências (HC) no ensino de ciências, em suas diferentes modalidades, com o objetivo de promover uma Educação Científica na qual a mesma se apresente de forma não neutra, acessível socialmente, como resultado de um processo histórico e dentro de uma proposta reflexiva, revelando a possibilidade de refletir sobre a natureza da ciência. Tal perspectiva busca possibilitar, através da HC, compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, localizando a ciência histórica e culturalmente, influenciando e sendo influenciada pela sociedade na qual está inserida. Almejando levar este trabalho para as salas de aula da Educação Básica, bem como difundir e socializar com aqueles que estão no entorno, propomos a construção e a utilização de propostas que introduzam ou sistematizem episódios de História das Ciências, com vistas a estimular o debate sobre o valor atribuído à ciência. Observou-se uma gama de trabalhos voltados para a utilização da HC no ensino médio e superior, com uma carência declarada no ensino fundamental. Visando contribuir para a discussão, esta proposta busca se justificar como pertinente na formação e reflexão dos educadores que atuam na Educação Básica.
Objetivos:
– Refletir sobre a possibilidade de utilização da HC no ensino.
– Reconhecer e valorizar práticas exitosas que preconizam um trabalho fundamentado, contextualizado e significativo.
– Promover a oportunidade de elaboração de propostas que privilegiem a HC no ensino e o compartilhamento entre os pares.
Descrição da proposta:
1º encontro: Breve histórico da História das Ciências, composição do cenário da HC no ensino e suas contribuições pedagógicas.
2º encontro: História das Ciências na prática pedagógica: apresentação de propostas de utilização da HC no ensino — episódios, história das invenções, leitura de textos originais. Seleção bibliográfica de boas práticas. Construção de propostas pelos participantes.
Áreas: Física, Química, Biologia (meio ambiente), Ciências Naturais, Tecnologia, Matemática e Astronomia.
3º encontro: Socialização de propostas de jogos que trabalhem com a História das Ciências para aplicação em sala de aula, de acordo com a modalidade educativa presente.
Referências Bibliográficas:
ALVIM, Marcia H. História das Ciências e Ensino de Ciências: potencialidades para uma educação cidadã. VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das ciências. Espanha, 2012.
BAGDONAS, Alexandre; ZANETIC, João; GURGEL, Ivã. Controvérsias sobre a natureza da ciência como enfoque curricular para o ensino de física: o ensino de história da cosmologia por meio de um jogo didático. Revista Brasileira de História das Ciências, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p. 242-260, dez. 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
MATTHEWS, Michael R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.12, n.3, p.164-214, dez. 1995.
SILVA, Ana Paula Bispo; GUERRA, Andreia. História da ciência e ensino: fontes primárias e propostas para sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
Alan Dantas dos Santos Felisberto (Coordenador) | USP |
Suseli de Paula Vissicaro (Proponente) | UFABC |