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GT11 – Estudos CTS e a saúde

Estudos CTS e a saúde

Resumo:
Em sua terceira edição, objetivamos com o GT refletir sobre as interlocuções entre o campo dos Estudos CTS e a saúde. Em uma perspectiva interdisciplinar, destacamos o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a construção de agendas e políticas públicas na saúde, em meio às tensões entre o global e o local. Nossa intenção é debater como a experiência da/na saúde acontece na contingência do tempo, a partir de materialidades, práticas e apropriações simbólicas movimentadas por saberes locais. Esses emaranhados dão a tônica da importância dos recortes de classe, raça e gênero, pois consideramos que eles expõem trânsitos desiguais da saúde e das doenças na sociedade. O pós-Segunda Guerra Mundial suscitou novas miragens para a saúde. A partir daí, emergem fenômenos que unem a tecnologização e um processo de especialização no qual os campos biomédicos se afunilam. Configurações ainda em curso demonstram as mutações do próprio conceito de saúde, a inserção de perspectivas multifatoriais, além de outras vinculadas aos processos de profissionalização. Tais fenômenos acontecem em um regime tecnocientífico que tenta apagar muitas intersecções de forma deliberada, o que nos motiva também a perceber a saúde nas engrenagens do mercado, no ímpeto inovacionista e na força do fetichismo tecnológico. Desse modo, a tecnociência também impacta na forma com que são tratados problemas de saúde pública, doenças ditas negligenciadas, determinadas socialmente, além de episódios endêmicos e pandêmicos que se repetem historicamente. O GT busca acolher perspectivas teóricas, reflexões sobre as profissões em saúde, o papel das instituições, a relação com as doenças, o SUS e as agendas CT&I, avaliações de tecnologias em saúde, agendas e políticas públicas, reflexões sobre as tensões entre o Estado e os agentes privados, o papel da Big Pharma e de outros atores privados, além de experiências e práticas locais de resistência que buscam a promoção da saúde.

Coordenadores: Bráulio Silva Chaves (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG), Polyana Aparecida Valente (UEMG)

Inscreva seu trabalho neste GT em https://www.11esocite.eventos.dype.com.br

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