Resumo:
A pesquisa transdisciplinar é fundamental para enfrentar desafios complexos, integrando ciência e saberes extra-acadêmicos para soluções sustentáveis. No Brasil, sua institucionalização enfrenta desafios em financiamento, avaliação e formação.
O Grupo Temático explora como a transdisciplinaridade pode fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), destacando desafios, mudanças institucionais e a necessidade de uma ciência mais inclusiva e alinhada às demandas sociais. Rumo à COP30, o GT busca fomentar recomendações para a Agenda 2030 e a convergência das convenções sobre clima, biodiversidade e desertificação, com foco em CT&I, além de reunir pesquisadores para debate sobre os tópicos seguintes:
i) mudanças institucionais e fortalecimento do SNCTI: Quais barreiras limitam a pesquisa transdisciplinar no Brasil? Como agências de fomento e universidades podem incentivar a coprodução transdisciplinar de conhecimentos? De que forma a transdisciplinaridade torna o SNCTI mais inclusivo e responsivo a demandas sociais? Que mudanças institucionais são necessárias para fortalecer a pesquisa transdisciplinar?
ii) fomento à pesquisa transdisciplinar no Brasil: Quais mecanismos são estratégicos para promovê-la? Que casos de sucesso orientam políticas públicas? Que incentivos financeiros estimulam colaborações duradouras? Como as agências de fomento a têm abordado?
iii) transdisciplinaridade e a Agenda 2030: Como a pesquisa transdisciplinar pode acelerar a Agenda 2030 no Brasil? Quais desafios e oportunidades existem para integrá-las às políticas públicas? Como a transdisciplinaridade pode potencializar a sinergia entre as três Convenções da ONU (Clima, Biodiversidade e Desertificação)?
iv) pesquisa transdisciplinar, engajamento público e impacto social: Como a transdisciplinaridade fortalece o engajamento público e amplia o impacto social da ciência? De que forma a participação social legitima a ciência em desafios globais? Como medir o impacto e a efetividade da pesquisa transdisciplinar no SNCTI?
v) cultura acadêmica e avaliação científica: Como superar a resistência à transdisciplinaridade? Como adaptar a avaliação da CAPES, CNPq e FAPs para valorizar a pesquisa transdisciplinar? Quais as limitações dos modelos tradicionais de avaliação acadêmica e como reconhecer pesquisadores transdisciplinares?
Coordenadores: Marconi Edson Esmeraldo Albuquerque (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)), Lara Ramos Monteiro Silva (UNICAMP), Patricia Miranda Menezes (Rede ODS Brasil)
Debatedora: Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares (UNB)
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