O ensino de Ciências para estudantes surdos apresenta inúmeros desafios, como a escassez de profissionais e professores bilíngues, a falta de sinais específicos para conceitos científicos, bem como a carência de recursos didáticos e práticas pedagógicas adequadas que viabilizem o ensino, a aprendizagem e, sobretudo, o acesso à informação por esse público. A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) configura-se como uma importante ferramenta educacional, ao abordar temas científicos e de relevância social para o público infantil de maneira lúdica, divertida e contextualizada. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo principal analisar os textos e ilustrações da CHC, identificando características e possíveis contribuições para o letramento científico de crianças surdas, sob a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Para tanto, foram analisadas edições da revista publicadas entre setembro de 2024 (nº 358) e fevereiro de 2025 (nº 363). A análise de conteúdo considerou os seguintes critérios: (1) matriz de saberes no currículo; (2) ilustrações e apresentação dos conceitos; e (3) abordagem CTS. Os resultados apontam que os textos e ilustrações presentes na CHC buscam estimular o pensamento científico, crítico e criativo das crianças. No que se refere às crianças surdas, a riqueza de recursos imagéticos contribui para a aprendizagem de conceitos científicos, tornando-os menos abstratos. O incentivo à resolução colaborativa de problemas, a ampliação do repertório cultural por meio de histórias e poesias, bem como a inclusão de temas relevantes e controversos — que exigem a construção do senso de responsabilidade e participação social — são elementos recorrentes em todas as edições analisadas. Tais aspectos sugerem que a CHC constitui uma excelente ferramenta para o ensino de Ciências a crianças surdas, alinhada à perspectiva CTS.
- Data: 19/09/2025
- Horário: 10h00 – 11h00
- Local: Mirante do Rio
Marisa da Costa Gomes | INES |